terça-feira, 22 de novembro de 2011

A Tragédia de Khodynka

A Tragédia de Khodynka


Em 14 de maio de 1896 Nicolau foi coroado como czar na Catedral Uspensky, localizada no interior do Kremlin. Em 18 de maio de 1896 após a coroação, aconteceu uma histeria coletiva, que ficou conhecida como Tragédia de Khodynka.

Um banquete foi preparado para o povo do Campo de Khodynka. Haveria teatros, 150 bufês distribuiriam presentes e 20 pubs foram construídos para a celebração.

Na noite de 17 de maio, foram veículados rumores sobre presentes que seriam distribuídos, e começaram a chegar antecipadamente.

Repentinamente um rumor propagou-se entre a multidão de que não teria cerveja e presentes para todos - muito provavelmente divulgado pelos que trabalhavam pela queda do Império, como autalmente pode ser percebido.

A força policial falhou em manter a ordem. Estima-se que 1429 pessoas morreram e outras 9000 a 20.000 ficaram feridas.

Nicolau e Alexandra foram informados sobre a tragédia muito tardiamente, e para piorar os fatos, um baile festivo de interesse do império russo aconteceria nessa noite, na embaixada francesa.

Nicolau pensou em não comparecer, pois pareceria que não sentia pesar com as perdas de seus súditos, contudo acabou seguindo o conselho de seus tios e compareceu à festa, para não ofender Paris, e procurar salvaguardar as relações diplomáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário