terça-feira, 22 de novembro de 2011

O Domingo Sangrento

O Domingo Sangrento

No sábado, 21 de janeiro de 1905 (8 de janeiro de acordo com Calendário Antigo), um padre ligado à Polícia, chamado George Gapon informou o governo que uma marcha aconteceria no dia seguinte e pediu para o czar estar presente para receber uma petição.

Os ministros rapidamente se encontraram para discutir o problema. Nunca se pensou em pedir ao czar, que estava em Tsarskoye Selo e não foi informado, nem da marcha, nem da petição, para receber Gapon.

A sugestão de qualquer outro membro da Família Imperial receber a petição, foi rejeitada. Por fim, informado pelo Prefeito da Polícia de que carecia de homens para arrancar Gapon aos seus partidários e para o prenderem, o recentemente nomeado Ministro do Interior, o Príncipe Sviatopolk-Mirsky e seus colegas não se lembraram de outra coisa senão de trazer tropas adicionais para a cidade e esperar que as coisas não saíssem de seu controle.

Nicolau somente  foi informado por Mirsky sobre o que poderia acontecer, no dia seguinte.

Ele escreveu em seu diário: "Vieram tropas de fora da cidade para reforçar a guarnição. Até agora, os operários têm se mantido calmos. O seu número deve andar à volta de 120.000. Encabeçando-os encontra-se uma espécie de sacerdote socialista chamado Gapon. Mirsky veio aqui esta noite para apresentar o relatório das medidas tomadas.

Hoje em dia suspeita-se de que muitos dos que cercavam o Csar, estavam atuando nas sombras em favor da doentia 5ª Coluna que trabalhava não só contra o Império, como também, contra muitas outras nações em meio ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário